segunda-feira, 15 de junho de 2015

A Informática na Educação

Segundo Valente, Informática na Educação significa a inserção do computador no processo de aprendizagem dos conteúdos curriculares de todos os níveis e modalidades de educação. Para tanto, o professor deve ter conhecimento sobre os potenciais educacionais do computador e ser capaz de alternar adequadamente atividades tradicionais de ensino-aprendizagem e atividades que usam o computador.


O uso do computador no processo ensino-aprendizagem pode ser feito para continuar transmitindo a informação para o aluno “processo instrucionista”, quanto para criar condições para o aluno construir seu conhecimento por meio da criação de ambientes de aprendizagem fazendo o uso do computador “processo construcionista”.

ABORDAGENS INSTRUCIONISTA E CONSTRUCIONISTA

INSTRUCIONISTA - Esse paradigma consiste em implementar no computador uma série de informações e essas informações são passadas aos alunos na forma de um tutorial, exercício-e-prática, jogo, simulação. É o paradigma que transfere para o computador a tarefa de ensinar ou reforçar as atividades realizadas em sala de aula. O ensino instrucionista é meio mais utilizado ainda nas escolas.


CONSTRUCIONISTA - Papert denominou de construcionista a abordagem pela qual o aprendiz constrói, por intermédio do computador, o seu próprio conhecimento, o computador passa a ser apenas um suporte, em que aluno ensina o computador por meio da exploração, interação, investigação e descoberta, e o professor é mediador. No construcionista o aluno constrói algo de seu interesse, tornando aprendizagem mais significativa. Exemplo de atividades que podem ser desenvolvida neste paradigma, é o uso da linguagem de programação Logo.

Autoavaliação do Grupo

Angela

A priori a grande dificuldade foi pesquisar e selecionar os recursos, então decidi por utilizar um recurso já pesquisado como atividade extraclasse. O segundo obstáculo foi criar um avatar e torná-lo atrativo para a apresentação em sala de aula, por isso a opção foi por um avatar que "falasse com a sala", outro fator é que o site voki está disponível em inglês e requer um leitura do manual em português para utilizá-lo, do restante é entre erros e acertos.

Nos reunimos uma vez para discutirmos o foco do trabalho e reunir ideias, os demais dias trocamos e-mails para que a criadora do blog alimentasse com os conteúdos, utilizamos também o grupo de troca de mensagens no aplicativo Whatsapp.

Enfim, foi um trabalho em grupo proveitoso, visto que as integrantes trocaram informações, debateram acerca do conceito pedagógico de cada recurso e claro a experiência e a oportunidade de conhecer ferramentas para trabalhar em sala de aula.

Berta


Aprendi muito com a disciplina Tecnologia da Educação a usar recursos que não conhecia e como aplica-lós. 
A grande dificuldade foi em escolher um recurso, pois fiquei na dúvida qual usaria são vários interessantes a serem trabalhados, optei em usar um recurso que trabalhasse geografia lugar e paisagem. Outra dificuldade foi por ser iniciante na área da informática.
Concluindo foi uma experiência positiva onde aprendi mais um pouco sobre as tecnologias que podem ser usada na educação.

Lais

Com relação à disciplina Tecnologias Aplicadas à Educação ministrada pela profª Dra. Renata Portela Rinaldi, devo dizer que fez total diferença em minha vida acadêmica. A meu ver, ela é uma disciplina de suma importância para professores e futuros professores. No decorrer das aulas que tivemos pude explorar melhor o conhecimento que eu já tinha em informática, mas desta vez, utilizando-o para descobrir novas formas de ensinar e aprender com tecnologias aplicadas à educação. Descobri sites ricos em recursos educacionais, jogos e softwares educativos e inúmeras ferramentas que podemos explorar na sala de aula, inclusive, eu já venho colocando em prática as dicas que tivemos.

Sobre o trabalho final da disciplina o meu desafio foi criar/explorar o blog. Apesar de já conhecer muitos outros blogs, eu nunca havia pensado em criar um. Trabalhamos em equipe para que pudéssemos obter um bom resultado. Com os conteúdos prontos, a minha dificuldade foi explorar/descobrir as mais diversas ferramentas que o blog nos oferece para armazenar/compartilhar conteúdos e recursos. Posso dizer que foi uma experiência impagável, pois o conhecimento é algo que ninguém pode nos tirar. Se antes eu já tinha algum conhecimento sobre o tema, hoje sei um pouco mais. Porque a vida é assim: vivendo e aprendendo.

Obrigada Profª Dra. Renata

Maria

A disciplina Tecnologias Aplicadas à Educação em si foi excelente, pois descobri que com programas simples, como o Paint da para realizar tarefas que poderão deixar as aulas mais interessantes.

A descoberta de sites que auxiliam na elaboração da aula, nas dinâmicas (recursos) a ser trabalhadas conforme o assunto, na busca por pesquisas também foram de suma importância.

Para a realização deste trabalho final tive dificuldade na escolha do recurso que iria utilizar, primeiro pensei num de matemática (Bingo), mas acabei optando por um que trabalha a língua portuguesa (Chiclete), já que tenho mais facilidade com o português do que com a matemática.


Thays

As aulas sobre TIC foram de grande valia para mim. Além de ampliar meu conhecimento sobre tecnologias, aprendi que podemos utilizá-la no cotidiano escolar através de vários recursos tecnológicos, ajudando e facilitando no processo de aprendizagem dos alunos. Com as aulas no laboratório, tive a oportunidade de conhecer na pratica alguns desses recursos.

Meu desempenho foi positivo, pois foi através dessa disciplina, tive a oportunidade de conhecer novos recursos tecnológicos e pensar em educação com tecnologia e assim facilitando a comunicação entre o aluno e o professor.

domingo, 14 de junho de 2015

Jogo dos Mapas

É um recurso instrucionista que pode ser trabalhado nos anos iniciais com conteúdo de Geografia: lugar e paisagem.

O aluno deve localizar no mapa do Brasil os seus estados e colocá-los no lugar, como um quebra cabeças. Da mesma forma, ele deve fazer com o mapa da América do Sul. A pontuação depende de quanto tempo o aluno demora para terminar de montar o mapa. Além disso, ele também pode optar por localizar as capitais de cada estado brasileiro. 

Objetivo:
O aluno irá aprender a localização dos estados brasileiros, das capitais dos estados brasileiros e a localização dos países da América do Sul.

O ensino de geografia nos anos iniciais do ensino fundamental, fornece subsídios para que a criança se situe em seu lugar de vivência, por meio da apreensão da paisagem que ela pode observar. Aprender a se relacionar socialmente com outras pessoas de diferentes faixas etárias, ampliando a noção de espaço. Buscar a organização de sua experiência e expectativa para com o território em que vive.
O estudo desta disciplina proporciona as crianças em seu nível de conhecimento sobre o lugar em que vivem, podendo fazer relações com outros lugares, pois elas convivem com ambientes (familiar e escolar), questionam e apresentam suas próprias concepções sobre a natureza e a sociedade.

O que as crianças podem aprender no ensino de Geografia:

- Observar
- Descrever
- Representar e construir explicações
- Estimular a criança a observar e compreender as diferentes manifestações da natureza e a apropriação e transformação dela pela ação de sua coletividade, de seu grupo social.
- Reconhecer semelhanças e diferenças nos modos de diferentes grupos sociais.
- Utilizar a observação e a descrição na leitura direta e indireta da paisagem, sobretudo por meio de ilustrações e da linguagem oral.
- Reconhecer no seu cotidiano, os referenciais espaciais de localização, orientação e distância de modo a deslocar-se com autonomia.
- Representar os lugares onde vivem.






Tipo de recurso: Jogo - Animação
Observação: Para visualização do objeto é necessário o Plugin Flash Player

Disponível em: 
http://iguinho.com.br/jogo-mapa.html

O Voki na sala de aula

O Voki cria avatares exclusivos, permite que você coloque sua própria voz e compartilhe em diversos ambientes. Além de todas as ferramentas fantásticas, também oferece uma plataforma específica (Voki Classroom) para a sala de aula virtual, que disponibiliza planos de aulas (Lesson Plans) e muitos outros artifícios específicos para professores e alunos. É um recurso construcionista.

Como criar um avatar?

O Voki possui várias categorias com diferentes tipos de avatares; escolhido o seu, você pode customizar características como: cabelo, roupa, acessórios e voz (disponíveis em diferentes línguas), além de poder escolher entre os variados planos de fundo.

A voz de seu avatar pode ser gravada com um microfone, obtida através da digitação dos caracteres de seu texto, o criador gravar sua própria voz, ou mesmo fazendo upload de um arquivo de áudio.

Por que usar o Voki?


- O Voki torna as aulas mais atraentes por permitir a criação dos alunos.

- Pode ser utilizado para o ensino de línguas, pronúncia e leitura, por exemplo, o professor poderá solicitar que o aluno crie um pequeno texto (o Voki possui um espaço para digitação), em seguida criar uma avatar e gravar o áudio a partir do texto criado. 

- É um recurso ótimo para outras línguas, exemplo nas aulas de inglês saber a diferenciação da pronúncia do inglês americano e britânico.

domingo, 7 de junho de 2015

Triângulo Mágico - Soma 10

Este recurso apresenta um triângulo em que o aluno terá que ordenar os números, arrastando os números para os círculos coloridos, de modo que a soma de cada lado do triângulo seja igual a 10. É um recurso instrucionista que trabalha Matemática - Números e operações e pode ser utilizado no Ensino Fundamental - Anos Iniciais.

Objetivo: Compreender a soma de números naturais, somando os três lados do triângulo com números diferentes e compreender os resultados das somas iguais em situações diferentes.

O recurso pode utilizado nas aulas de matemática, pois além de ser uma recreação, auxilia no raciocínio, na concentração e na compreensão da soma dos números naturais em diferentes situações. 

Tipo de recurso: Software Educacional - Jogo
Idioma: Português

Observação: Para a visualização do objeto é necessário o plugin Flash Player (download disponível em: https://get.adobe.com/br/flashplayer/?fpchrome


Fotos 





Link com informações:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=22825

Link direto para o jogo:
http://objetoseducacionais2.mec.gov.br/bitstream/handle/mec/15645/open/file/TrianguloMagicoSoma10.swf?sequence=1&eventSource=2

quarta-feira, 3 de junho de 2015

Atravessando o Rio

Este objeto de aprendizagem é de cunho construcionista e propõe um experimento para resolver um problema no qual é necessário o uso do raciocínio lógico-matemático. O objetivo é de orientar os professores para que os alunos desde pequenos sejam estimulados a pensar logicamente. É orientado o uso de materiais concreto e encenação do problema pelos alunos para facilitar a sua resolução. Pode ser trabalhado com crianças do ensino fundamental (anos iniciais).

Objetivo: Trabalhar o raciocínio lógico

A utilização do raciocínio lógico na formação educacional das crianças gera pessoas críticas com senso argumentativo, e é com essa característica que desenvolvemos alunos capazes de criar, interpretar, responder e explicar situações problemas envolvendo Matemática. O raciocínio lógico está ligado a conceitos capazes de organizar e clarear as situações cotidianas, preparando as crianças para circunstâncias mais complexas.


Autor: MDMat
Idioma: Português
Tamanho do arquivo: 176.503 KB

Fotos do recurso




Link para download do recurso:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=37397

Observação:

Para visualizar este recurso é necessário que esteja instalado no computador um software visualizador de arquivo pdf. (Download do leitor de pdf disponível em: https://get.adobe.com/br/reader/)

Chiclete








Chiclete um recurso de vídeo para Educação Básica – Ensino Fundamental Inicial, que trabalha a língua portuguesa, apresentado pela TV Escola. Utiliza o teatro de bonecos para ensinar a grafia correta de algumas palavras grafadas com "X" e com "CH" de forma dinâmica e divertida. É um recurso instrucionista.

É importante as crianças aprenderem logo nos anos iniciais que existem algumas palavras em nossa língua que, apesar de terem o mesmo som, são escritas de maneiras diferentes, algumas com "X" outras com "CH". Como o recurso contém a escrita da palavra, a aprendizagem poderá ser facilitada de maneira lúdica.


Autor: Ministério da educação 
Tipo de Mídia: Vídeo
Idioma: Português
Formato: .mp4 
Tamanho: 4,73 MB

Malária: Uma doença tão antiga quanto complicada



É um recurso classificado para os anos iniciais (1º ao 5º ano) é de cunho instrucionista já que apenas transmite informações sobre a origem da doença e o seu causador (mosquito), notícias do desenvolvimento de vacinas em fase de testes e nada mais. Porém, se bem trabalhado o tema em sala de aula, a partir do áudio o professor poderá propor novas pesquisas acerca do mosquito Anopheles e o seu ciclo infeccioso, sintomas da doença, regiões afetadas, e etc, isso fará com que o aluno saia da posição de mero receptor de informações.


Objetivo: 
Informar sobre a malária, sua possível origem e sobre a possibilidade de desenvolvimento de uma vacina para esta parasitose.

Saber identificar os sintomas da Malária é importante para iniciar o tratamento precocemente e assim diminuir o risco de complicações que a doença pode trazer.

Tipo de recurso: Áudio
Duração: 00:02:36
Autores : Sales, Thuane
Vilas Boas (Coordenação), Adlane


Link para download:
http://portaldoprofessor.mec.gov.br/fichaTecnica.html?id=39607